Tapas: saiba mais sobre a comida que faz parte da identidade da Espanha

Já ouviu falar nas tapas? Descubra no O Gastrônomo que são e como fazer uma receita deliciosa!

  • 13/12/2023 às 15:00:00
  • Fonte: O Gastronomo
[Tapas: saiba mais sobre a comida que faz parte da identidade da Espanha]
Tapas: saiba mais sobre a comida que faz parte da identidade da Espanha

As tapas são pequenas porções de comidas para beliscar, que acompanham uma bebida. Podem ser petiscos, como amendoim, milho (frito), batata chips, azeitonas, jamón, queijo, etc., ou uma porção bem pequena de algum prato. E aí, posso dizer que já comi de tudo, desde tortilha, empanada, sopa de lentilha, almôndegas, carne de panela, macarrão, pimentão recheado, croquetas, e um tanto mais de coisas. Na maioria das vezes, não é nada sofisticado, mas confesso que o teor inusitado da tapa, muitas vezes é surpreendente! Não estranhe se te servirem uma cerveja com um potinho de jujubas. E depois do estranhamento, você percebe que é até uma combinação interessante!

Dois aspectos são bastante interessantes sobre as tapas. O primeiro é que sempre celebra a gastronomia regional. O segundo é que para cada tipo de bebida, existe uma espécie de harmonização. As mais simples, em geral, acompanham a cerveja. Já as mais elaboradas, acompanham os drinks e os vinhos. Já para os cafés e sucos, é sempre algo doce, como um biscoito, bolo ou churros.

Em geral, nos bares, elas são gratuitas, e se você quiser algo mais sofisticado, vão custar pouco. Estima-se que mais de 60% dos restaurantes espanhóis ofereçam tapas de maneira gratuita e alguns deles possuem até um “menu do dia” com as tapas para você escolher qual vai acompanhar a sua bebida. Mas de maneira geral, o cliente não escolhe o acompanhamento que será posto à mesa.

Já nos restaurantes, você pode pedir tapas como se fossem as nossas porções de entrada. Os preços são variáveis, assim como a quantidade.

Conheça nosso Buffet de Tapas Espanholas em domicílio SP

Como surgiu essa tradição?

A origem desta tradição, é bastante discutida. O que se conta é que esse hábito começou séculos atrás, em tabernas, onde as bebidas eram servidas com um pedaço de pão ou de jamón tapando o copo, para que não entrassem moscas ou não caíssem sujeiras. Daí a origem do nome tapa, que em tradução para o português seria tampa. Mas existem inúmeras outras versões (inclusive, versões das versões).

Versões mais populares sobre a origem das tapas espanholas

Uma delas é a de que o Rei Alfonso, o Sábio (século XIII), recebeu de seu médico, ao tratar uma doença, a prescrição de tomar vinho. Mas sugeriu aos serviçais, que servissem junto, pequenas porções de comida, para amenizar os efeitos do álcool.

Outras duas versões, remontam ao século XVI, e têm por personagens centrais, os Reis Católicos Fernando e Isabel. Uma delas, conta que na época, havia muitos acidentes com os condutores de carroça. Isso porque eles paravam nas tabernas para beber, e depois seguir viagem. Então, a rainha Isabel ordenou que as tabernas passassem a servir um prato com comida em cima do vaso de bebida para os clientes só beberem após esvaziar o prato e assim, evitaria que os condutores saíssem de lá embriagados. – Para mim, é a versão com menos sentido, mas vamos seguir…)

Outra narrativa envolvendo os Reis Católicos é que, em uma de suas viagens, passaram por Cádiz e entraram em uma taberna. Ao notarem a quantidade de moscas no estabelecimento, o rei Fernando solicitou algo para tapar seu copo. Lhe trouxeram então, uma fatia de queijo, apresentando-lhe como a tampa para sua taça.

E aqui temos outras versões alternativas para esta história. Uma delas envolvendo o rei Alfonso XIII, que estava nos jardins do magnífico hotel de Sevilha que leva seu nome, para o casamento de sua filha. Quando solicitou uma bebida, lhe trouxeram tapada com uma fatia de jamón, também para evitar que as moscas entrassem em seu copo. E assim, teria surgido a tradição. A outra, teria passado com o Rei Felipe II, durante sua visita às obras do Monastério do Escorial.

Também existe a explicação de que este hábito surge nas lavouras, já que os agricultores precisavam comer algo no meio da manhã para que tivessem forças para seguir trabalhando até a hora do almoço.

Por último, também conta-se que o hábito surgiu nas tabernas, quando perceberam que as comidas salgadas provocavam sede. Assim, serviam um pedaço de algo salgado para que seus clientes acabassem consumindo mais bebidas.

Você ainda possui alguma dúvida sobre Tapas, a comida que faz parte da identidade da Espanha

Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Whatsapp.

Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.

Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!

  • Compartilhe e Avalie esse Post

  • votos

Deixe seu Comentário! Queremos saber sua opinião!


[Envie seu Orçamento pelo WhatsApp]
Solicitie seu orçamento pelo WhatsApp!