- 22/09/2020 às 12:52:23
- Fonte: O Gastronomo
piadina típico da Romagna (Forli-Cesena, Ravenna e Rimini) é há muito tempo a base da comida romagnola, provavelmente já comida pelos antigos Romanos, que teriam aprendido a preparar no Oriente Médio (Gregos Bizantinos e os Palestinos têm pratos similares).
Era pobre e de tipo ázimo, mas com o passar dos tempos, sua receita foi enriquecida com outros ingredientes. Atualmente é um acompanhamento de vários pratos, inclusive como lanches e doces. Costuma-se utilizar queijos, embutidos e verduras para rechear a piadina, mas, tradicionalmente costuma-se untar com um queijo de Romaña denominado squacquerone e decorado com folhas de rúcula, e podem também ser utilizados vários tipos de queijos e outros ingredientes. Assim como as pizzas, algumas preparações de piadina possuem nomes próprios, como um produto registrado de WIPO, que é o cascione ou cassone ou ainda crescione, que é a piadina com spinacias e com uma base de mozzarella, tomate e salumi.
Na Itália existem diversas associações que vigiam a elaboração das piadinas, seus conteúdos e suas espessuras, algumas destas associações são: “Associazione per a valorizzazione della Piadina Romagnola”, “Associazione per a promozione della Piadina Romagnola” e o “Comitato per a valorizzazione della piada riminese com’era e dov’era”.