- 24/11/2023 às 16:30:00
- Fonte: Savegnago
A feijoada é uma comida típica brasileira muito famosa em todo mundo!
E não há quem resista a uma boa feijoada acompanhada de arroz, couve, farofa e uma laranjinha, não é mesmo? Mas a feijoada, desde sua origem até os dias atuais, sofreu algumas alterações na receita, que deram origem a diferentes tipos de feijoadas que se adaptam ao paladar de cada um.
Com certeza você já ouviu falar em vários jeitos de se fazer feijoada. Cada uma delas tem algumas diferenças no momento do preparo, mas todas são saborosas e mantêm a mesma base para o preparo de uma boa feijoada: o feijão.
Nesse texto, nós conheceremos um pouco mais sobre a origem da feijoada, os diferentes tipos de feijoadas existentes no mundo e trazer algumas receitas de como fazer feijoada, desde a feijoada completa e tradicional, até as feijoadas mais simples. Acompanhe e boa leitura!
Origem da feijoada
Muito se especula sobre a origem da feijoada. Uma das histórias mais conhecidas é que a feijoada teve origem nas senzalas brasileiras criada pelos escravos, que usavam restos de carnes dos fazendeiros.
Outra possibilidade é que a feijoada foi desenvolvida, no final do século XIX, no Rio de Janeiro e foi uma junção entre o hábito de consumo do feijão da população indígena e a influência de pratos europeus similares.
Já os acompanhamentos como: arroz, couve, farofa e laranja foram incorporados no prato com o passar do tempo. Arroz e farinha é a base da alimentação brasileira. A laranja é usada para auxiliar na digestão e diminuir a quantidade de gordura absorvida das carnes.
Significado de feijoada em português
Feijoada é uma denominação comum dada para países lusófonos, como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau, para o prato em que há um cozido de feijão com carne, normalmente acompanhado com arroz.
Na feijoada existem variações em relação ao tipo de feijão utilizado e as carnes escolhidas. Por isso, o nome feijoada comporta uma variedade tão grande de receitas.
Por exemplo, em Portugal, cozinha-se com feijão-branco ou feijão-vermelho dependendo da região. Aqui no Brasil, existem feijoadas completas que utilizam todas as miudezas do boi e opções de feijoadas simples, que utilizam somente a carne seca e a costela, por exemplo.
Diferentes tipos de feijoada
Como falamos anteriormente, existem diversas opções de feijoadas presentes hoje dentro do nosso país e fora dele. O famoso prato chamado cassoulet é uma feijoada típica da Europa, feita com feijão-branco e carnes que variam conforme o gosto e a disponibilidade da região: pato, ganso, porco, cordeiro.
Voltado para o Brasil, a seguir apresentamos algumas das variações mais vistas nas casas e restaurantes do nosso país, começando pela feijoada completa, depois passando pela feijoada simples e, por fim, pela feijoada vegetariana que vem ganhando cada vez mais força.
Feijoada completa
A feijoada completa é o que chamamos de feijoada tradicional. Nela estão presentes quase 9 partes de carnes diferentes, trazendo muito sabor à mesa.
Feijoada simples
Você já deve ter visto em alguns estabelecimentos a opção de feijoada simples ou feijoada light. Essa variação nada mais é do que uma versão simplificada da feijoada completa, que utiliza menos partes do boi e do porco da sua composição, deixando a feijoada mais “leve” e menos gordurosa.
Feijoada vegetariana/ vegana
A feijoada vegetariana vêm ganhando cada vez mais fãs, à medida que o movimento do vegetarianismo e veganismo cresce no país. Nesta versão, não há uso de nenhuma carne, e tudo é substituído por vegetais, legumes e proteínas vegetais e de soja. Na versão vegetariana utiliza-se queijo, mas caso queira adaptar a receita para uma opção vegana, basta retirá-lo.
A criatividade não tem fim!
O brasileiro é um povo muito criativo e, é claro, que as opções de feijoadas não acabam por aí. Existem mais opções de feijoadas preparadas com frutos-do-mar, que utilizam camarões, lula, mariscos e polvo com feijão-branco.
Além disso, quem disse que a feijoada precisa ser um prato salgado? Você já ouviu falar da feijoada doce? É uma sobremesa feita de chocolate derretido com nozes e castanhas. Nessa invenção, o chocolate derretido imita o feijão, enquanto as castanhas e nozes fazem o papel das carnes na feijoada tradicional. Demais, né?
Esse texto deu água na boca, né? Então não passe vontade! Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Whatsapp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!