- 22/03/2024 às 13:00:00
- Fonte: O Gastronomo
A Pizza Caprese é muito mais que um rostinho bonito. Uma das mais pedidas do nosso cardápio, a origem dela envolve alguns mistérios. Não da pizza em si, visto que o prato é uma variação abençoada e divina. Mas começaremos do começo. Para quem não sabe, Caprese é, na verdade, uma salada, especialidade italiana nativa da ilha de Capri, localizada na costa de Nápoles. Super leve e nutritiva, tem como principais ingredientes tomates bem maduros, muçarela de búfala, algumas folhas de manjericão fresco e uma pitada de azeite virgem. Simples, né? Porém, a história por trás dela já é outra conversa.
A origem misteriosa da Caprese
Diversos pratos típicos italianos estão envoltos em mistérios e lendas. Com Caprese não seria diferente.
Alguns dizem que tudo começou na Itália pós-Primeira Guerra Mundial. Tudo culpa de um pedreiro para lá de patriótico que resolveu colocar ingredientes com as cores da bandeira italiana em um sanduíche para degustar durante o almoço. Então tivemos o verde do manjericão, o vermelho do tomate e branco da muçarela de búfala. Mamma mia!
Outros afirmam que a salada já era comum na ilha sendo servida na ocasião da visita do rei Farouk, do Egito. O monarca não conhecendo o prato, o batizou de Caprese, que imediatamente caiu no gosto popular. Baita influencer!
No entanto, os registros históricos apontam para o ano de 1924, quando a salada era parte de um menu do Hotel Quisisana, em Capri, assinado por um chef famoso na época.
A partir da popularidade da querida Caprese, ficou fácil fazer as variações que temos hoje. Bruschetta, espetinho, macarrão e, lógico, pizza!
Você ainda possui alguma dúvida sobre a origem da Pizza Caprese?
Conheça nosso Buffet de Pizza em Domicílio SP
Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Whatsapp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!