- 19/02/2024 às 13:00:00
- Fonte: Lagrelha
Corte da Carne
Tanto a fraldinha quanto a alcatra e a costela devem ser assadas inteiras. Já o contrafilé pode ser cortado em bifes com 10 cm de espessura. A picanha é mais versátil: pode ser levada à churrasqueira da maneira que preferir em bifes ou inteira. A gordura da carne ajuda a evitar o ressecamento, por isso o ideal é mantê-la.
Importante saber que as peças inteiras e as carnes mais duras (costela e costelinhas) levam mais tempo para ficarem prontas, já que precisam de um período maior sobre o fogo para atingirem o ponto ideal de cozimento e amolecerem. Mas vale a pena investir nessa espera: quanto mais tempo curtindo na brasa, mais suculentas ficam. Essa é a vantagem das carnes maiores e duras, já que podem ficar por horas e horas assando sem ficarem torradas.
Já os cortes “pequenos”, como os bifes, a linguiça, os frangos [exceto sobrecoxa] e o coração, são mais fáceis de assar, ao atingir o ponto rapidamente, o que é ótimo para quem quer fazer um churrasco rápido ou ter um petisco para servir antes das atrações da festa ficar prontas.
Conheça nosso Buffet de Churrasco em Domicílio
Altura certa da grelha
• Os cortes pequenos devem ficar mais próximos da brasa, por isso acomode a grelha numa altura de 15 a 20 cm acima do fogo.
• Já a grelha para as peças de carnes, que vão ser assadas inteiras, devem ficar de 40 a 50 cm de distância da brasa.
• Os cortes mais duros vão ainda mais altos: como vão ficar lá por horas, deixe a grelha de 60 a 80 cm acima das chamas.
Feito isso, deixe a carne assar até que se crie um suco sobre ela e depois vire-a. Para trocá-la de lado, use uma pinça e não um garfo. Furar a carne faz com que todo o seu suco (e gordura) seja drenado, deixando-a ressecada.
Ponto da carne
Esse é um dos momentos mais difíceis para um churrasqueiro: saber se a carne está no ponto.
Mas a solução está nas palmas das suas mãos. “Junte o indicador com o polegar [formando um ‘Ok’ com as mãos]. Com um garfo, aperte levemente a parte mais volumosa da palma da mão, que fica próxima ao ‘dedão’, você sentirá que a consistência é mole. Se você fizer o mesmo exercício com os dedos seguintes (juntar o dedão com o médio, depois o anelar e por último o mínimo), perceberá que essa ‘polpa’ vai ficando mais firme”, explica Moises Costa.
O que isso tem a ver com o churrasco? A consistência sentida nessa parte “gordinha”, ao juntar o polegar com o outro, é igual à que sentimos na carne durante seu cozimento, indo do mal ao bem-passado conforme feita a troca de dedos.
Quando for checar a carne na churrasqueira, encoste levemente o garfo na peça e sinta sua rigidez. Em seguida, faça o teste em suas mãos e compare:
- Polegar com indicador: consistência mole. Se carne estiver assim, sinal de que está mal passada.
- Polegar com médio: consistência mole, mas levemente mais firme. Na carne, isso significa que ela está quase no ponto, mas seu meio ainda deve estar mal passado.
- Polegar com anelar: consistência firme. Com essa rigidez, é sinal de que a carne está no ponto.
- Polegar com mínimo: muito firme. A carne está bem passada.
Quando chegar ao ponto que você deseja, é só tirar da grelha e servir. Lembre-se: na hora de fatiar a carne (caso esteja em peça), corte-a contra o sentido da sua fibra e nunca a favor – isso pode fazer com que a carne endureça imediatamente.
Você ainda possui alguma dúvida sobre o Corte da carne, altura da grelha, ponto da carne para o sucesso do seu Churrasco?
Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Whatsapp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!