- 26/04/2024 às 13:00:00
- Fonte: O Gastronomo
Assim pode ser descrita a experiência de se deliciar com a culinária mexicana: uma cozinha rica em texturas e contrastes, com pratos baseados em ingredientes indígenas como milho, pimenta, tomate, abóbora, abacate e cacau, que transportam quem experimenta para uma viagem pelas ruas coloridas, de casas adornadas com azulejos e minuciosos detalhes arquitetônicos em uma típica cidade no México. Não à toa, é cada vez mais frequente que burritos, nachos, tortillas e guacamoles frequentem o cardápio do dia a dia brasileiro. Esses sabores conquistaram em definitivo o paladar daqui, já que, apesar da distância entre México e Brasil, os dois países latinos têm em comum o gosto pela utilização de produtos frescos, carnes e pimentas no preparo dos alimentos, por exemplo.
México: culinária de patrimônio e sabores milenares
Quinto maior país da América, o México é um dos mais populosos do mundo, com mais de 126 milhões de habitantes. Essa diversidade cultural é um dos ingredientes que dão sabor único à culinária local. Tamanha a complexidade, riqueza e tradição preservadas na gastronomia mexicana, que ela recebeu um reconhecimento até então inédito, o de Patrimônio Intangível da Humanidade pela Unesco, em 2010.
A história dos pratos que consumimos hoje e que se tornaram acessíveis em restaurantes e deliverys começa milênios atrás, de quando datam os primeiros vestígios de cultivo seletivo de milho para consumo humano. O cereal que desempenha papel central na maioria das receitas tradicionais mexicanas, foi fundamental para os povos pré-colombianos, em especial os Astecas, que tinham no ingrediente a base da alimentação. Resistindo à passagem do tempo, as práticas culturais e conhecimentos culinários foram sendo transmitidos por gerações, formando os sabores que conquistam mais paladares diariamente. Além da contribuição dos povos tradicionais, os espanhóis, que colonizaram o país, também mudaram a forma de cozinhar dos mexicanos, introduzindo a carne de porco, o trigo e uma variedade de especiarias.
Pimenta na medida certa
É bem provável que ao pensar em comida mexicana uma das primeiras coisas que tenha vindo à cabeça seja a famosa pimenta. Pois o condimento característico do tempero mexicano era cultivado desde 7.000 a.C. e somente com o avanço das navegações é que chegou aos outros cantos do mundo. Além de entregar autenticidade aos preparos, a pimenta é termogênica, adstringente e ajuda em processos de cicatrização.
Mas para quem tem um paladar mais sensível, não é preciso prescindir dos sabores tradicionais da comida mexicana. Apesar dos molhos típicos serem carregados, principalmente, das variações jalapeño, chilli, habanero e caiena, aqui no Brasil, os restaurantes realizaram pequenas adaptações para deixar os pratos mais próximos aos brasileiros sem descaracterizar as receitas originais.
Com batata-frita fica ainda melhor
Um prato, vários sabores. Uma das opções mais práticas e saborosas para quem deseja comer uma deliciosa opção da culinária mexicana é o burrito. A tortilla, uma massa de farinha de trigo sovada a mão, é enrolada e recheada com variações de cubos de carne bovina, frango, porco ou carne vegetal, guacamole, sour cream e demais ingredientes. Na mesma receita, raízes dos povos indígenas e de espanhóis se juntam para construir sabores característicos.
Que tal um churros para acompanhar?
Não é apenas de sabores salgados que a culinária mexicana é feita. O tour pelos sabores do país não está completo sem apreciar uma crocante porção de churros dourados, recém-fritos e cobertos com açúcar. Para acompanhar, doce de leite cremoso e equilibrado. No México, é comum encontrar a sobremesa em mercados e feiras de rua. Aqui no Brasil, os melhores preparos podem ser conferidos em restaurantes especializados nessa gastronomia.
Você ainda possui alguma dúvida sobre por que a Comida mexicana está entre as preferidas dos brasileiros?
Conheça nosso Buffet Mexicano em Domicílio
Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Whatsapp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!