- 22/09/2020 às 12:52:23
- Fonte: O Gastronomo
Conquistou os europeus durante a Idade Média, embora ainda tratado como iguaria devido ao alto valor do produto.
Já na Idade Moderna, com as Grandes Navegações, os europeus começaram a administrar o plantio, extração e venda do açúcar no Continente Africano. O produto já substituía o mel durante as preparações culinárias.
O açúcar chegou à América logo após a Era dos Descobrimentos, quando passou a ser uma fonte de exploração das novas terras. No Brasil- Colônia, por exemplo, foi a 2ª economia desenvolvida pelos portugueses, substituta da extração do pau-brasil. Pode-se afirmar que a efetivação da colonização do Brasil deu-se com a economia açucareira: o surgimento de uma sociedade colonial baseada em relações sociais determinadas pela economia da cana-de-açúcar; a exploração do novo território, bem como a sua posse efetiva; a escravidão do negro africano que seria perpetuada até os fins do século XIX.
Hoje, o açúcar compõe a base da alimentação de grande parte da população do mundo, sendo muito utilizado em preparações culinárias doces e até mesmo salgadas. Não é mais tratado como iguaria devido o seu fácil acesso. Todavia, não se pode esquecer que este produto já foi tão valorizado que é muito comum encontrar em testamentos e inventários antigos colheres de açúcar deixadas como herança!