- 29/12/2024 às 10:00:00
- Fonte: Chef Moises Costa
![Chef Moises Costa Ensina a Pizza Integral na TV Gazeta [Chef Moises Costa Ensina a Pizza Integral na TV Gazeta]](https://www.ogastronomo.com.br/upload/1201655866-chef-moises-pizza-integral.jpg)
O Chef Moisés Costa apresenta uma receita de pizza com farinha integral, compartilhando todos os detalhes com os telespectadores, desde os ingredientes da massa e as opções de coberturas.
Chef Moises Costa em Participação na TV Ensina a Pizza Integral
Chef Moises dá as boas-vindas aos telespectadores e verbalisa item por item da deliciosa receita, o Chef Moises ressalta a importância do uso do fermento seco para uso doméstico e o rendimento de 5 pizzas com um quilo de farinha.
Moises compartilha os ingredientes da massa, que inclui duas xícaras e meia de farinha integral, três xícaras de farinha de trigo, uma colher de sopa de fermento seco biológico, uma colher de açúcar, duas colheres de sopa de azeite extra virgem, uma colher de chá rasa de sal e três xícaras de água.
O Chef Moises discute então a textura da massa de pizza, seu impacto no produto final e oferece dicas para estendê-la e pré-cozinha-las com bordas altas para obter uma massa mais bonita e crosta mais crocante.
Moisés passa então para as coberturas, usando duas ou três colheres de sopa de molho de tomate por pizza, azeite, sal e orégano, além de 300g de mussarela ralada, um quarto de maço de rúcula e agrião, oito tomates secos e oito tomates cereja.
O Chef Moises também compartilha seu processo de fabricação de pizza, enfatizando o uso de ingredientes frescos e experimentando diferentes coberturas, e se oferece para ensinar como fazer pizza por meio de aulas presenciais ou cursos on-line em seu site cursodepizza.online e no seu site ogastronomo.com.br
Moisés explica que o fermento seco é o preferido para uso doméstico, pois não requer adição de água, reduzindo o risco de matar o fermento. Menciona ainda que o sal utilizado em sua receita é marinho, mas pode ser utilizado um sal refinado comum.
O Chef Moises Costa explica que a receita da massa pede farinha de trigo branca, além da integral, pois é importante essa mistura para que haja um melhor desenvolvimento da massa, sendo o amido presente na farinha branca um componente importante para a textura da massa, mas além do amido, o Chef Moises explica que o glutén é ainda mais importante, pois é ele que garante o desenvolvimento do vel de gluten que dá a massa estrutura para que a massa fique com as bordas firmes e bonitas!
Moisés mistura os ingredientes secos e, aos poucos, adiciona água e o azeite até formar uma massa homogênea. O Chef Moises ressalta a importância de sentir a textura da massa para garantir que ela esteja pronta.
O Chef Moises Costa discute minuciosamente a importância da textura da massa da pizza e como ela afeta o produto final. Moises diz que uma massa mais macia é mais fácil de trabalhar e resulta em uma pizza mais flexível, enquanto uma massa mais firme ou resistente cria uma pizza mais crocante. Entretanto, o ideal é obter as duas coisas, ou seja, uma massa que tenha uma textura macia por dentro e crocante por fora!
O Chef Moises sugere usar uma temperatura mais alta do forno quando o mesmo for convencional, mas que o ideal é a utilização de um forno de pizza profissional, que tenha altíssima temperatura de teto (500 graus) e um lastro que atinja temperaturas entre 230 e 290 graus).
O Chef Moises Costa aconcelha deixar a massa levedar por cerca de 40 minutos para atinjir uma fermentação completa. Moises também compara a massa de pizza integral com uma massa de pizza comum, considerando as principais diferenças e destacando os benefícios para a saúde das fibras da massa integral.
O Chef Moises demonstra como abrir a massa com um rolo e enfatiza a importância do pré-cozimento das bordas para obter uma crosta mais crocante.
O Chef Moises Costa também aborda o uso correto do molho de tomate, preparado com manjericão fresco e azeite extra virgem
Moises Costa compartilha o processo de confecção da pizza e dá sugestões para realçar os sabores do prato. Ele enfatiza a importância da cor e do uso de ingredientes frescos, como tomate, manjericão, azeitonas e ainda a opção da mussarela ralada que pode ser adicioada para dar mais liga na preparação da ricota temperada, moises ainda permite a escolha entre mussarela de vaca ou mussarela de búfala para preparações não veganas, indicando a de búfala para quem deseja um produto menos calórico.
O Chef Moises também recomenda usar uma pedra refratária no forno, caso não tenha um forno de pizza profissional, isso vai ajudar a atinjir um resultado muito melhor! Não esquecendo de ajustar corretamente a temperatura do forno para obter melhores resultados.
Moises incentiva os telespectadores a experimentarem diferentes coberturas e mais uma vez se oferece para ensinar como fazer pizzas por meio de suas aulas presenciais ou cursos on-line em seu site, ogastronomo.com.br e cursodepizza.online
No final, Chef Moises Costa expressa sua paixão pela comida e o prazer em compartilhar suas criações culinárias.