Carne resfriada ou carne congelada: Qual a melhor?

Churrasqueiro de verdade aprecia o ritual, o preparo, uma boa conversa, seja com a família ou amigos e até mesmo sozinho.

  • 28/08/2024 às 13:00:00
  • Fonte: O Gastronomo
[Carne resfriada ou carne congelada: Qual a melhor?]
Carne resfriada ou carne congelada: Qual a melhor?

Mas até os mais experientes sabem da dificuldade na hora de responder à pergunta: carne resfriada ou carne congelada? 

Bem, as duas podem ficar perfeitas na grelha, desde que você compre a carne resfriada correta e tenha paciência na hora de descongelar a outra.

A carne resfriada

Se for fazer o churrasco logo, o melhor é a carne resfriada, sem dúvida, já está pronta para ir para a grelha. Entretanto, ao escolher a peça, preste atenção na gordura, em caso de cortes como picanha ou contra-filé, ou opte por uma peça já limpa em cortes baixos, como a fraldinha. 

A gordura da picanha, por exemplo, não deve estar muito fina ou com rasgos. “Isso quer dizer que o animal era muito magro ou que não era bem tratado”, explica o chef. O ideal é buscar a peça com a gordura mais firme e inteira, sinais de uma carne para churrasco de maior qualidade. 

Já nos cortes baixos, como a fraldinha, a gordura não é bem-vinda. O chef diz que, durante o preparo, tal gordura ficará rígida e será bem desagradável mastigar isso depois. Para evitar problemas, o melhor é já comprar a peça resfriada limpa, pronta para ir para a churrasqueira. 

Também é preciso olhar os detalhes da embalagem, como a data do abate. De acordo com Alê, a carne de um animal abatido a menos de 10 dias não é indicada porque ela ainda não sofreu o processo de maturação adequado e vai acabar ficando mais dura que uma carne com o tempo certo de abate. 

Segundo Alê, a carne ali na embalagem, se armazenada de forma correta, vai maturando, ou seja, as bactérias vão quebrando as fibras da carne. Com isso, ela ficará mais suculenta e menos dura depois do preparo. 

Outro ponto importante é observar o estado da embalagem. Se houver muito líquido, desconfie, pois isso é um sinal de que o armazenamento e a temperatura não estão corretos. 

Carne congelada

De acordo com o chef, essa opção continua sendo boa quando “o congelamento for feito do jeito certo e o descongelamento for feito do jeito certo”. Portanto, nada de comprar uma carne resfriada e congelar no freezer de casa. Alê explica melhor: 

“Congelar e descongelar faz com que a carne perca líquidos e perder líquidos significa perder suculência e sabor”, diz o profissional. E isso vai acontecer no freezer de casa, que não chega a temperaturas tão baixas quanto a dos frigoríficos e, portanto, o processo de congelar será mais lento e resultará em perda de líquidos. 

Ainda há outro detalhe: “Cada carne tem um tipo de congelamento adequado e o frigorífico sabe exatamente como fazer esse processo da maneira correta. Muito melhor comprar uma carne congelada já, se você quer para guardar”.

Mas pouco adianta acertar na compra da carne congelada e errar na hora de descongelar . “Tem que tirar a carne sempre um dia antes”, ressalta. “Deixe na geladeira, para ir voltando para a condição dela natural de forma devagar. Isso não acontece dentro da panela com água. Pior ainda é quem coloca água morna, que vai ajudar a cozinhar a carne no vácuo”, fala o chef. 

O resumo é: “Prefira comprar carne resfriada para usar agora e carne congelada para usar depois. Esse segredo para que você tenha um churrasco saboroso, macio e com todos os sulcos da carne preservados”. 

Você ainda possui alguma dúvida? Fale conosco pelos canais abaixo.

Buffet de Churrasco em Domicílio SP

Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Whatsapp.

Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.

Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!

  • Compartilhe e Avalie esse Post

  • votos

Deixe seu Comentário! Queremos saber sua opinião!


[Envie seu Orçamento pelo WhatsApp]
Solicitie seu orçamento pelo WhatsApp!